Os Quatro Alunos

| |


Os Quatro Alunos

Uma fábula sobre as diferentes maneiras de ser estudante, escrita por um aluno.
Esta é uma história que se passa em qualquer canto do brasil, em qualquer escola, com qualquer aluno, comigo.

Eram quatro rapazes que estudavam em uma mesma classe: Arrependido, Falso, Mínimo e Quero-tentar.

Arrependido era um rapaz desanimado com os estudos, não fazia nada na sala de aula e muito menos os deveres de casa. Não pensava no seu futuro e vivia achando que estava perdendo tempo naquela escola e por isso arrependia-se por não poder ficar pelas ruas com seus colegas. Por não gostar de estudar, tirava notas baixas.

Falso era um cara mentiroso e um pouco preguiçoso para com os estudos. Ou copiava de alguém ou falsificava o que fazia. Na realidade mesmo, nada fazia e era tão falso quanto sua própria nota. Apesar de ser razoável pois tudo que precisava era "colar" ou confiar no amigo na hora da avaliação, raramente isso falhava.

Mínimo era um rapaz que não pensava muito longe, para este o que importava era conseguir uma nota que o aprovasse, portanto, estudava pouco, mas não "colava" nas avaliaões e não passa disso, 60% era o bastante e contentava-se com este mínimo. Sempre tinha um pensamento: "Tenho boas notas porque nao perdi nenhuma".

Quero-tentar gostava do que fazia. Quando lhe apresentavam algo novo, um problema que ele não soubesse, ele dizia: "vou tentar resolve-lo" e quase sempre conseguia mesmo. Não era nem mais, nem menos inteligente do que os outros, mas tinha força de vontade. Suas notas eram boas, porém, não estudava para tirar notas e sim para ficar sabendo. Este era aluno todos os dias e sua persistência o ajudava vencer.

Assim Quero-tentar era o primeiro da classe. Em termos de aprendizagem, Mínimo era o penúltimo, Falso era o último, pois, só tinha nota e não sabia nada. Arrependido abandonou a escola.

Hoje, todos já são homens feitos e cada um teve seu destino:

Arrependido mora numa grande favela chamada TARDE DEMAIS
Falso queria ser político, mas foi infeliz porque descobriram sua falsidade; foi julgado e condenado por um juíz chamado VERDADE.
Minímo com seu conhecimento mínimo, é soldado mínimo das Forças Armadas, ganha um salário minimo e tem um comandante muito exigente chamado Máximo, que sempre lhe cobra 100%.
Quero-tentar se saiu melhor e hoje é presidente de um país chamado "Republica Democratica dos Sucessos".

Nenhum comentário:

 

O blog mundou de endereço para: http://mundodaluha.blogspot.com/ Aguardo vocês lá bjoks