Maria Borralheira

| |

Antigo e verdadeiro conto da famosa Cinderela como é conhecida hoje em dia!!! Já passaram por nomes diferentes nao? Como Gata Borralheira, Cinderela... e muitas modificaçoes na historia!
Confira ela abaixo a verdadeira obra dessa famosa historia sem contar que a Maria destesta ser chamada de borralheira huahuahua... (Livro "O fantastico misterio de feiurinha") Lá mostra o dialogo de chapeuzinho vermelho, cinderela, rapunzel, Bela, Branca de neve e diversos personargens de contos de fadas, esse livro é muito msm divertido as heroínas se reunem na casa de branca de neve para discutir e comentar sobre o grande misterio do desaparecimento da princesa feiurinha!!! Vale a pena ler...

Bem acho que falei d+ lá vai a historia:

Maria Borralheira

Havia um homem viúvo que tinha uma filha chamada Maria; a menina, quando ia para a escola, passava por uma casa de uma viúva que tinha duas filhas. A viúva costumava sempre chamar a pequena e agradá-la muito. Depois de algum tempo começou lhe dizer que falasse e rogasse a seu pai para casar com ela. A menina pegou e falou ao pai para casar com a viúva, porque “ela era muito boa e agradável”.

O pai respondeu:

-Minha filha ela hoje te dá papinhas de mel; amanha te dará fel.

Mas a menina sempre vinha com os mesmos pedidos, até que o pai contratou o casamento com a viúva. Nos primeiros tempos ela ainda agradava a pequena e, ao depois, começou a maltratá-la.

Tudo o que havia de mais aborrecido e trabalhoso no trato da casa, era a órfã que fazia. Depois de mocinha era ela que ia a fonte buscar água e ao mato buscar lenha; era quem acendia o fogo, vivia muito suja no borralho. Daí lhe veio o nome de Maria Borralheira. Uma vez, para judiá-la a madrasta lhe deu uma tarefa muito grande de algodão para fiar e lhe disse que naquele dia devia ficar pronta. Marinha tinha uma vaquinha, que sua mãe lhe tinha deixado; vendo-se assim tão atarefada, correu e foi ter com a vaquinha e lhe contou, chorando, os seus trabalhos.

A vaquinha lhe disse:

-Não tem nada; traga o algodão que eu engulo, e quando botar fora é fiado e pronto em novelos.

Assim foi. Enquanto a vaquinha engolia o algodão, Maria estava brincando. Quando foi de tarde, a vaquinha deitou para fora aquela porção de novelos tão alvos e bonitos!... Maria, muito contente botou-os no cesto e levou-os para casa. A madrasta ficou muito admirada e no dia seguinte lhe deu uma tarefa ainda maior. Maria foi ter com sua vaquinha e ela fez o mesmo que a outra vez. No outro dia a madrasta deu a mocinha uma grande tarefa de renda para fazer; a vaquinha como sempre, foi a quem a salvou, engolindo as linhas e botando para fora a renda pronta e muito alva e bonita. A madrasta ainda mais admirada ficou.

Doutra vez mandou ela buscar um cesto cheio d’água. Maria Borralheira saiu muito triste para a fonte, e foi ter com a vaquinha que lhe encheu o cesto, que ela levou para casa. Daí por diante a madrasta de Maria começou a desconfiar, e mandou as suas duas filhas espiassem a moça. Elas descobriram que era a vaquinha que faziam tudo para a Borralheira. Daí á tempos a mulher se fingiu pejada e com antojos e desejou comer a vaquinha de Maria. O marido não quis consentir; mas por fim teve de ceder á vontade da mulher, que era uma tarasca desesperada.

Maria Borralheira foi e contou à vaca o que ia acontecer; ela disse que não tivesse medo; que, quando fosse o dia de a matarem, Maria se oferecesse para ir lavar o fato; que dentro dele havia de encontrar a uma varinha que lhe havia de dar tudo que ela pedisse; e que, depois de lavado o fato, largasse a gamela pela corrente abaixo e a fosse acompanhando; que mais adiante havia de encontrar um velhinho muito chagado e com fome; lavasse-lhe as feridas e a roupa, lhe desse de comer; que mais adiante haveria de encontrar uma casinha com uns gatos e cachorrinhos muito magros e com fome, e a casinha muito suja, varresse os ciscos e desse de comer ao bichos, e depois de tudo isso voltasse para casa. Assim mesmo foi.

No dia que a madrasta de Maria quis que se matasse a vaquinha, a moça se ofereceu para ir lavar o fato no rio. A madrasta lhe disse com desprezo:

-Ó gente!quem havia de ir senão, tu porca?

Morta a vaca a borralheira a borralheira seguiu com o feto lá no rio, lá achou nas tripas a varinha de condão, e guardou-a. Depois de lavado o fato botou-o na gamela e largou pela correnteza abaixo, e a foi acompanhando. Adiante encontrou um velhinho muito chagado e morto de fome e sujo. Lavou-lhe as feridas e a roupa, e deu-lhe de comer. Este era nosso senhor. Seguiu com a gamela. Mais adiante encontrou uma casinha muito suja e desarrumada, e com os cachorros gatos e galinhas muito magros e mortos de fome. Maria borralheira deu de comer aos bicos, varreu a casa, arrumou todos os trastes e escondeu-se atrás da porta. Daí a pouco chegaram as donas da casa, que eram três velhas tatas.

Quando viram aquele benefício, a mais moça disse:

-Manas, faiemos; faiemos, manas: permita a Deus que quem tanto bem nos fez, lhe aparece uns chapins de ouro nos pés.

A do meio disse:

-Manas, faiemos, manas: permita a Deus que quem tanto bem nos fez lhe nasça uma estrela de ouro na testa.

A mais velha disse:

-Faiemos manas: permita a Deus que quem tanto bem nos fez quando falar lhe saim faísca de ouro da boca.

Maria que estava atrás da porta apareceu toda formosa com seus chapins de ouro e estrela de ouro na testa, e quando falava saiam-lhe faíscas de ouro pela boca. Amarrou um lenço na cabeça fingindo doença, para esconder a estrela e tirou os chapins dos pés e foi se embora para casa, quando lá chegou entregou o fato e foi para seu borralho. Passou alguns dias, as filhas da madrasta lhe viram a estrela e perceberam as faíscas de ouro que lhe saiam da boca, e foram contar à mãe. Ela ficou com muita inveja, e disse as filhas que indagassem a borralheira o que é que se devia fazer para se ficar assim.

Elas perguntaram e Maria disse:

-É muito fácil; vocês peçam para ir também por sua vez lavar o fato de uma vaca no rio; depois de lavado botem a gamela com ele pela correnteza abaixo e vão acompanhando; quando encontrarem um velhinho muito ferido, meta-lhe o pau, e dêem muito; mais adiante quando encontrarem uma casa com uns cachorros e gatos muito magros, emporcalhem a casa, desarrumem tudo e dêem nos bichos todos, e escondam-se atrás da porta e deixe estar que, quando vocês saírem hão de vir com chapins e estrelas de ouro.

Assim foi...

As moças contaram a mãe, e elas lhes deu um fato para irem lavar no rio, as moças fizeram tudo como Maria borralheira lhe tinha ensinado.Deram muito no velhinho, emporcalharam a casa e deram muito nos bichos das velhas e se esconderam atrás da porta. Quando as donas da casa chegaram e viram aquele destroço, a mais moça disse:

-Manas, faiemos, manas: permita a Deus que quem tanto mal nos fez lhe apareça cascos de cavalo nos pés .

A do meio disse:

-Permita a Deus que quem tanto mal nos fez lhe nasça um rabo de cavalo na testa.

A terceira disse:

-Permita a Deus que quem tanto mal nos fez lhe saia porqueira de cavalo pela boca.

As duas moças quando saíram detrás da porta já vinha preparada com seus enfeites. Quando falaram ainda mais sujaram a casa das velhinhas. Largaram-se para casa e quando a mãe as viu ficou muito triste. Passou-se. Quando foi depois houve três dias de festas na cidade, e todos de casa iam á igreja menos a borralheira, que ficava na cinza. Mais depois de todos saírem, ela logo no primeiro dia pegou sua varinha de condão e disse:

-Minha varinha de condão, pelo condão que Deus vos deu , dai me um vestido da cor do campo com todas as suas flores.

De repente apareceu o vestido. Maria pediu também uma linda carruagem. Aproximou-se e seguiu. Quando entrou na igreja todos ficaram pasmados, e sem saber quem seria aquela moça tão bonita e tão rica. Aí uma das filhas da madrasta disse à mãe:

-Olhe minha mãe, parece Maria.

A mãe botou-lhe o lenço na boca por causa da sujidade que estava saindo, mandando que ela se calasse, que as vizinhas já estavam percebendo. Acabada a festa, quando chegaram lá Maria já estava lá velha metida no borralho. A mãe lhes disse:

-Olhem minhas filhas aquela porca ali está; não era ela não, onde ia ela achar uma roupa tão rica?

No outro dia foram todas para a festa e Maria ficou, mais quando todas se ausentaram, ela pegou a varinha de condão e disse:

-Minha varinha de condão, pelo condão que Deus vos deu daí me um vestido da cor do mar com todos os seus peixes, e uma carruagem ainda mais rica e bela do que a primeira.

Apareceu logo tudo e ela se aprontou e seguiu. Quando lá chegou, o povo ficou abasbacado por tão rica e linda moça e o filho do rei ficou morto por ela. Botou se cerco para pegar na volta e nada de a poderem pegar. Quando as outras pessoas chegaram em casa, Maria já estava lá metida no seu borralho. Aí uma das moças lhe disse:

-Hoje vi uma moça na igreja que se parecia contigo Maria!

Ela respondeu:

-Eu? Quem sou eu para ir á festa?... Uma pobre cozinheira!

No terceiro dia a mesma coisa; Maria então pediu um vestido da cor do céu com todas as suas estrelas e uma carruagem ainda mais rica. Assim foi, e apresentou-se na festa. Na volta o rei tinha mandado por um cerco muito apertado para agarrá-la; porem ela escapuliu e na carreira lhe caiu um chapim do pé, que o príncipe apanhou. Depois o rei mandou correr toda a cidade para ver se achava a dona daquele chapim e o outro seu companheiro. Experimentou-se o chapim nos pés de todas as moças e nada. Afinal só faltava ir a casa de Maria borralheira. Lá foram. A dona da casa apresentou as filhas que tinha; elas com seus cascos de cavalo, quase machucaram o chapim todo, e os guardas gritaram:

-Virgem Nossa Senhora! Deixem deixem...

Perguntaram se não tinha ali mais ninguém. A dona da casa respondeu:

-Não, ai tem somente uma pobre cozinheira porca que não vale a pena mandar chamar.

Os encarregados da ordem do rei responderam que a ordem era para todas as moças sem exceção, e chamaram a bela Borralheira. Ela veio lá de dentro toda pronta como no ultimo dia de festa; vinha encantando tudo; foi metendo o pezinho no chapim e mostrando o outro. Houve muita alegria e festas; a madrasta teve um ataque e caiu para trás, Maria foi para o palácio e casou-se com o filho do rei.


Até a proxima historia!!!

Voltar ao Topo


10 comentários:

Anônimo disse...

You ought to takе paгt іn a contest for one of the higheѕt quality sites online.
I'm going to highly recommend this blog!
Also visit my web blog ; V2 Cigs review

Anônimo disse...

Prettу nice post. I just ѕtumbled uрon your blog and
wanted to say that I've truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I'll be subscгіbing to your rss feed
and I hope you write again soοn!

My wеbpage :: http://www.facemsr.com/index.php?do=/blog/5594/silkn-sensepil-potential-risks-they-you-should-not-want-you-to-know/

Anônimo disse...

I usually do not write a leavе a resρonse, howеver I broωsed a bunch οf comments
on "Maria Borralheira". I do hаve a fеw questions for you іf
уou do not mіnd. Сould it be just mе or does it apρear liκe a few of these
remarks come across liκе they are left by brain deaԁ іndіviduals?

:-P And, if you are wгiting on adԁitional ѕites, І would like to keep
up with anything nеw you hаve tо pοѕt.
Could you make а list of all of your ѕocіal community ρageѕ
like your twitter feed, Facebook ρage or linkedin pгоfile?


Herе іs my ωeb page :: http://articles.org.in/
my web site - xfire.com

Anônimo disse...

Heya i am fοr the prіmary time here. Ι found
this boaгԁ and Ι fіnd It truly useful & іt
helpеd me out a lot. I'm hoping to give one thing again and aid others like you aided me.

Feel free to surf to my homepage: just click the following internet site

Anônimo disse...

Faѕtidious rеspond in return οf this querу
with fіrm arguments аnd dеscribіng all on
thе tοpiс of that.

Here іs my blοg: V2 Cigs review

Anônimo disse...

I truly love youг websіte.. Great colоrѕ &
theme. Did you buіlԁ this ωeb site youгѕelf?
Please геply back as I'm hoping to create my own blog and would like to learn where you got this from or exactly what the theme is named. Appreciate it!

Also visit my blog - v2 Cigs
Also see my website :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

I blog frequently anԁ I genuinеly thanκ уou for уοuг content.

Thіs gгeat artіclе has truly рeaked my interеst.
I will takе a notе of youг blog and κeep checkіng for new infoгmatiоn аbοut оncе
а wеek. I subscribeԁ to уour RSЅ feeԁ аѕ well.



My blog :: prweb.com

Anônimo disse...

There is definatеlу a great deаl to
find out аbout this issuе. Ι like all
of the points you've made.

Also visit my site :: prweb.com

Anônimo disse...

Woah! I'm really digging the template/theme of this site. It's simple,
yet effective. А lot of tіmeѕ it's hard to get that "perfect balance" between superb usability and appearance. I must say that you'vе done a amazing јоb with this.
In addition, the blog loads very faѕt for me
on Ѕafari. Outstanding Blog!

Μу pаgе; http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

Definitеly bеliеve that which you sаid.
Your fаvorіte reason аpρeaгed to
be on the nеt the easiest thіng tо
bе aware of. Ι say to you, I сeгtaіnly
get annοyed whіlе ρеople thіnk аbout worгies that they plaіnly
do not κnοw abοut. You managed to hіt the
nаil uρon the top аnԁ ԁefinеd out thе whole thіng ωithout
having sіԁe effеct , реoplе
cοuld takе а ѕignal. Will likely be bacκ to gеt mоre.
Thanks

Mу blοg; Http://Besttourtravels.Com/

 

O blog mundou de endereço para: http://mundodaluha.blogspot.com/ Aguardo vocês lá bjoks